À seguir, documentamos a tradução em português da mensagem dos camaradas do Coletivo Frente Vermelha da Áustria enviada para a celebração.

 

Proletários de todos os países, uní-vos!


Viva a Ditadura do Proletariado!

Erguer alto os ensinamentos do grande Karl Marx!


Saudamos com grande entusiasmo a bem sucedida celebração internacional em ocasião do 200o aniversário do grande Karl Marx! Queremos agradecer especialmente o comitê de organização, que assumiu o esforço e labor no espírito do internacionalismo proletário para permitir tornar este dia em uma maravilhosa celebração dos comunistas e revolucionários de diferentes países do mundo!


Em maio de 1818, este ano há 200 anos atrás, o titã do proletariado, pai do socialismo científico, o grande Karl Marx nasceu! Queremos honrar este protagonista do proletariado mundial e erguer alto sua grandiosa bandeira vermelha!


Como filho de um advogado judeu forçado a se converter, Karl Marx viveu desde a infância a opressão pela reação da Alemanha feudal e também pela jovem burguesia. O capitalismo ascendente, os crescentes movimentos revolucionários e democráticos e o futuro proletariado moderno, incitaram o jovem Karl Marx em sua luta contra um mundo repleto de exploração, perfídia, miséria e opressão. Karl Marx rapidamente compreendeu que são as massas, cuja luta leva a história adiante. Não por acaso ele se referiu importantes partes de seu trabalho inicial apenas àquelas massas mais baixas e amplas, que tinham que “roubar” a madeira da floresta, pertencente aos príncipes e aristocracia, para não morrer congelado durante o inverno. Adiante foi não menos que Karl Marx, quem realizou, como jovem revolucionário, o primeiro documento científico, materialista contra o antissemitismo.


Já em 1843, então com apenas 25 anos, ele foi ao exílio por causa da perseguição da reação, em que ele teve que viver por 40 anos, até sua morte aos 65 anos. No exílio ele je juntou novamente com outros revolucionários perseguidos e caçados, se juntou com toda sua força às lutas das forças mais avançadas de seu tempo e tomou parte ativa nos debates sobre o caminho do movimento revolucionário neste momento. Em suas lutas e debates, foi forjada uma relação duradoura e consistente com Friedrich Engels como companheiros de armas. Perseguido e difamado, o gigante Karl Marx foi flagelado pela doença, pobreza e miséria, aqui queremos lembrar que apenas três de seus sete filhos alcançaram idade adulta por exemplo. Mas o titã Karl Marx aceitou tudo isso para desenvolver e avançar seu trabalho em seu dever com o proletariado internacional. A principal parte de seus trabalhos, exemplos como da “A Sagrada Família” até “A Ideologia Alemã” e o “Manifesto do Partido Comunista” até “O Capital” seriam suficientes aqui, surgiram sob duras condições em Paris, Bruxelas e Londres. Mesmo que nem todas as condições para a histórica vitória decisiva do proletariado na Europa estivessem maduras na Época do capitalismo ascendente, o grandioso Karl Marx foi sempre um participante dirigente nas lutas políticas de seu tempo. Então ele fundou em 1846 em Bruxelas o Comitê Comunista de Correspondência, com o qual destinou a reunir o proletariado revolucionário na Europa. Ele desenvolveu um trabalho internacional ativo, respondeu questões dos trabalhadores de diferentes países, delineou diretivas e instruções em forma de cartas circulares e mostrou paciência infindável e força para impor uma posição de classe proletária dentro dos círculos revolucionários naquele tempo e para dirigi-lo à vitória. Ainda no mesmo ano o grande Karl Marx e seu fiel companheiro Friedrich Engels se tornaram membros da “Liga dos Justos”, que desenvolveu através de seu trabalho insistente e formou a “Liga dos Comunistas”. Aqui a grandiosa consigna “Proletários de todos os países, uni-vos!” foi colocada na eterna bandeira vermelha vitoriosa, que dirige os comunistas até hoje.


Contra a conciliação desprezível, liberalismo e sectarismo, socialismo burguês e pequeno burguês, Karl Marx, como o primeiro clássico, dirigiu uma luta épica e formou nela a primeira forma de Partido Comunista, historicamente. Armada com um programa, o documento de nascimento do comunismo, o “Manifesto do Partido Comunista”, ninguém senão Karl Marx em pessoa fundou baseado nessas lutas com a Primeira Associação Internacional de Trabalhadores, também Primeira Internacional. Sua curta existência de apenas nove anos não reduz sua grandeza histórica, se vemos que lugar glorioso que o primeiro grande líder proletário Karl Marx deu à ela na arena internacional de luta de classes, quão sabiamente ele navegou nas tormentas da Comuna de Paris, que ampla análise e síntese revolucionária ele concluiu da Comuna e que finalmente impôs a doutrina da Ditadura do Proletariado nas fileiras dos comunistas. Para Karl Marx, inseparavelmente ligado a isso era sempre a luta por desencadear a violência revolucionária como única resposta consequente à reação, por isso ele ensinou o proletariado que somente através da guerra civil revolucionária este ganharia habilidades para usar, liderar e exercer o poder político: “15, 20, 50 anos de guerras civis e lutas populares, não só para mudar as atuais condições de trabalho, mas também para transformar suas próprias pessoas e para se capacitarem para o exercício do poder político”.


Karl Marx deu ao proletariado sua visão de mundo científica, ele nos ensina em sua obra eterna de infindável vontade de fazer sacrifícios pelo proletariado internacional, nos ensina a necessidade do Partido e da Internacional, nos guia pelo caminho de praticar o socialismo cientificamente e sempre, em toda questão, manter firme a posição de classe e marchar adiante para a ditadura do proletariado através de guerra civil revolucionária, hoje guerra popular.


Quão verdadeiro são os ensinamentos de Karl Marx foi provado no século XX com a Grande Revolução Socialista de Outubro e a União Soviética sob direção de Lenin e Stalin, com a Revolução Chinesa e a Grande Revolução Cultural Proletária sob direção do Presidente Mao Zedong e é provada hoje pelas guerras populares como eixo estratégico da Revolução Proletária Mundial.


200 anos atrás Karl Marx nasceu! Sua obra, como os ensinamentos da Comuna de Paris, “estão eternamente queimando no coração do proletariado”. O proletariado mundial finalmente marchará adiante para a sociedade sem classes e sem nações, para o comunismo. Ainda que o grandioso Karl Marx desenvolveu seus ensinamentos na época do capitalismo ascendente, seus ensinamentos estão vivos na época atual no terceiro, mais alto e último estágio, no Marxismo-Leninismo-Maoismo, principalmente o Maoismo, portanto é determinante para o caminho proletário até o comunismo, a emancipação da humanidade. Sendo assim, a bandeira de Karl Marx tremula grandiosamente e inflexível. Sendo assim, o titã Karl Marx segue vivendo também 200 anos depois de seu nascimento nas lutas do proletariado em todo mundo!

Celebrar o nascimento do glorioso, grande Karl Marx!
Erguer alto o ensinamento do primeiro líder do proletariado mundial, do grandioso Karl Marx!
Viva o Partido Comunista e a Internacional!
Glória eterna ao vitorioso Marxismo-Leninismo-Maoismo!


Coletivo Frente Vermelha, Áustria